
UnidosVenceremos
Grupo de Apoio ao Portador de Hepatíte C

Sintomas
Sintomas da Hepatite C
Muitos portadores de HCV não mostram sintomas. No entanto, algumas pessoas com o vírus sentem sintomas de gripe, que incluem fatiga, náusea, febre, perda de apetite, dor de estômago e diarréia.
Alguns também podem ter a urina amarela escura e fezes claras, apresentar olhos e pele amarelados, quando a doença já está avançada.
A hepatite C pode levar até 30 anos para se manifestar e muitas vezes, pode acontecer do paciente já estar com o fígado comprometido e não sentir nada além de cansaço, fadiga e mal estar!
Possíveis Problemas do Portador de HCV
Complicações da infecção por VHC (virus da hepatite C)
Esta matéria pretende esclarecer o portador sobre alguns termos utilizados no que se refere a sintomas da hepatite C. O portador deve sempre consultar seu médico no caso de sentir algum desconforto - sintomas não podem ser ignorados.
Ascite
Ascites é o termo usado para acúmulo de fluidos no abdome, causado por doenças do fígado. Não é especificamente ligado à hepatite mas pode ser causado por qualquer condição que afete o fígado, cujo resultado é a baixa da metabolização das proteínas e aumento da hipertensão periportal (aumento da pressão sanguínea no fígado).
As Proteinas, especialmente a albumina, tem um papel crítico na manutenção correta da quantidade de fluidos no corpo.
A Albumina, que é sintetizada no fígado, ajuda a "segurar" o fluido (plasma) na corrente sanguínea.
Quando o fígado é incapaz de produzir a quantidade necessária de albumina, o plasma vaza através das paredes dos vasos sanguíneos e se acumula no espaço abdominal.
O tecido cicatrizado presente em fígados doentes, em casos mais avançados, prejudica a corrente sanguínea, através da veia porta. Este aumento de resistência da corrente sanguínea dentro da veia porta, é chamada de hipertensão portal.
Este aumento de pressão, combinado com baixos níveis de albumina, permite que os fluidos sejam forçados para fora dos vasos sanguíneos, para dentro do abdomen, resultando em ascite.
Ascite pode ser drenada através de um procedimento chamado Pericentese.
Uma agulha conectada a um pote de vácuo é inserida no abdomen e o fluido é removido. Apesar de ser um alívio temporário para os pacientes com doenças de fígado avançadas, o fluido geralmente volta a se formar no abdomen em alguns dias.
Crioglobulinemia
Crioglobulinemia é uma condição na qual certas proteínas no sangue, se "agregam" quando expostas a temperaturas frias. As proteínas agregadas tendem a se depositar nas juntas e pequenos vasos, causando dor. Os sintomas mais comuns são: fraqueza, artralgia(dores nas juntas) e púrpura (hematomas roxos)
A extensão da doença causada pela crioglobulinemia varia de pessoa a pessoa. Todo e qualquer orgão ou sistema do organismo pode ser afetado, inclusive a pele, as juntas, os nervos, os rins e o fígado.
Crioglobulinemia NÃO é comum. Sua causa é desconhecida, mas existe uma associação com o vírus da hepatite C.
Sangramentos
O fígado tem um papel importante na produção de substâncias que ajudam a coagulação. A coagulação é essencial para o fechamento de cortes e outros machucados. Quando o fígado está doente, os pacientes notam que podem fazer hematomas muito facilmente e pequenos cortes levam maior tempo para cicatrizarem.
Pacientes com coagulopatias (dificuldades de coagulação) devem ter muito cuidado para evitar traumas ou acidentes. Um machucado que causaria um sangramento moderado numa pessoa saudável, pode resultar num problema muito sério ou até ser causa de vida ou morte em pacientes com problemas no fígado.
Pacientes com hepatite devem evitar o uso de drogas que interferem na coagulação, tais como aspirina e acetominofen. Pacientes com hepatite que tomam afinadores de sangue (anti coagulantes) para outras condições de saúde, devem ser extremamente cautelosos e estarem preparados para correrem ao hospital, caso ocorra um sangramento.
Edema
Edema é o acúmulo de fluidos nos tecidos das extremidades (como braços e pernas). Para os pacientes com hepatite, o edema é causado pelo mesmo mecanismo descrito na seção acima (ver ASCITE). Edemas podem se resolver, ou pelo menos, ser aliviados, elevando a extremidade atiginda acima do nível do coração.
Pois assim como a água corre para baixo, a gravidade vai ajudar o fluido a retornar para a circulação normal.
Edema pode ocorrer com qualquer pessoa que mantenha suas extremidades para baixo por um longo período. Se você alguma vez tomou um avião ou fez uma longa viagem de carro,e não estava calçado, notou que foi difícil colocá-los de volta no final da viagem.
Encefalopatia Hepática
É uma condição que resulta do não funcionamento do fígado para remover altos níveis de amônia do sangue.
A amônia tem um efeito direto e sério sobre o tecido cerebral e é um derivado do metabolismo de proteínas.
Apesar de existirem medicações que tratam a encefalopatia, esta condição poderá resultar em confusão mental, desorientação, alucinação, estupor e coma.
Icterícia (amarelão) e Prurido
A icterícia é a cor amarela que aparece nos olhos e na pele. É causada por volume excessivo de bilirrubina no sangue. Quando as células do fígado estão danificadas ou doentes, o fígado não consegue converter a bilirrubina para que ela seja eliminada do corpo. O amarelão pode ser transitório e pode começar quando o nível total de bilirrubina no sangue exceder 2.5mg/dl (miligramas por decilitro)
A cor da urina pode ficar mais escura, enquanto a cor das fezes, fica mais clara.
Nos casos de hepatites virais, pode-se ter outros sintomas que acompanham o amarelão, tais como: febres, calafrios, perda de apetite e fadiga.
O prurido (coceira) ocorre muitas vezes junto com a icterícia e é resultante dos sais de bile que se depositam na pele. Não é um sintoma comum em pacientes com hepatite C, mas quando ocorre, pode ser difícil de tratar.
Se a coceira é devida aos sais da bile, não haverá reação com cremes, loções ou outros produtos caseiros.
Somente com a medicação apropriada é que poderemos aumentar o fluxo e, eliminando a bile, os sintomas diminuirão.
Danos nos Rins
Quando o corpo é atacado por um vírus, ele cria substâncias chamadas de "anticorpos" que atacam vírus, bactérias, parasitas e outros invasores estranhos, coletivamente chamados de "antígenos".
Quando os anticorpos são produzidos como resultado de uma invasão, eles se agarram ao antígeno, fazendo com que ele fique incapacitado de infectar células.
A combinação antígeno/anticorpo se denomina "complexo antígeno/anticorpo(AgAb)".
Estes complexos AgAb são razoavelmente grandes, em se falando de coisas microscópicas - quando eles passam através dos rins, eles podem entupir as membranas dos filtros, resultando numa condição chamada "Glomerulonefrite proliferativa".
Esta condição faz com que a proteína se perca na urina, o que pode contribuir, eventualmente, com a perda muscular e ascite e, em casos raros, causar falência renal.
Distúrbios da Tireóide
As doenças da tireóide são comuns na população em geral, mais ainda nos portadores de hepatites.
Tanto o hipotireoidismo (pouco) quanto o hipertireoidismo (demais), podem ocorrer e pode ser tratados com uma certa facilidade.
Em alguns casos as desordens da tireoide podem se desenvolver durante a terapia para o HCV e pode persisitir após o término do tratamento.
Varizes
Varizes são veias estressadas e afetadas pelo aumento de pressão resultante do pouco fluxo de sangue através do fígado.
Podem ocorrer no esôfago, estômago e reto.
As varizes são veias muito finas sob alta pressão sanguínea e podem causar sangramentos - o que é um problema comum.
Em alguns casos as varizes do esôfago podem se romper causando grandes hemorragias e consequentemente, grande ingestão de sangue.
Quando o sangramento não é controlado, as varizes podem resultar na morte.
Este caso fica ainda mais complicado pelo fato de que pacientes com hepatitte podem ter maior dificuldade na coagulação, prolongando o período de sangramento.
Precisa ser monitorado de perto.
Perda Muscular
O fígado tem um papel central no metabolismo das proteínas. As proteínas são construtores de tecidos do corpo, então, quando a metabolização de proteínas está prejudicada por um fígado doente, o corpo pode começar a "comer" os tecidos musculares para obter a proteína necessária para outros processos metabólicos.
A proteína também é necessária para que fígado sintetize a albumina, então diminuição da síntese de proteína pode contribuir para o desenvolvimento de ascite e edema.
Se você é portador de hepatite, deve consumir a quantidade adequada de proteínas para evitar a perda muscular. No entanto, um bio-produto do metabolismo da proteína, é a amônia, que o fígado tem que metabolizar, para que seja excretado.
Um fígado doente pode não ser capaz de remover o aumento de amônia produzida por uma dieta rica em proteínas - isso pode causar níveis anormais de amônia no sangue, que por sua vez, causa danos neurológicos severos - uma condição denominada de encefalopatia hepática.
Consulte seu médico especialista, antes de mudar sua dieta!!
_________________________________________________________
Estas são algumas das condições que podem estar relacionadas às hepatites - algumas delas, à hepatite C especificamente. No entanto é só um informativo e deve ser lido como tal.
Para qualquer sintoma que você possa sentir que seja fora do normal, consulte sempre um médico de confiança!
Fonte: http://hepcvets.com






