top of page

O que é a Hepatite C?

A Hepatite C é uma doença do fígado recentemente descoberta, causada por um vírus e que ataca o fígado, sendo que somente em 1990, foi desenvolvido o exame de detecção da hepatite C, ou como era chamada – hepatite não-A não-B.

 

Um dos cinco diferentes vírus que causam hepatite (chamados de: A, B, C, D,E, F e G), a hepatite C vive no sangue e ataca principalmente o fígado causando fibroses, inflamações e eventualmente cirrose, podendo levar de 20 a 30 anos para se manifestar.

 

É uma doença quase totalmente assintomática e só se descobre em exames de rotina, doações de sangue ou sintomas de fatiga inexplicável, febres baixas e mais adiante, por icterícia, ascite (barriga d’água) nos casos mais avançados.

 

Transmissão

 

A Hepatite C não é uma doença socialmente transmissível, como a Hepatite A. A única forma de transmissão se dá através do contato direto com sangue contaminado – isto é – injeções, objetos cortantes, instrumentos cirúrgicos mal esterilizados hemodiálises, tatuagens, piercings, entre outros.

 

A infecção se manifesta pelo contato direto com o sangue de uma pessoa infectada (ex. o portador utiliza algum objeto perfurante, seu companheiro utiliza o mesmo objeto, a contaminação acontece). Há estimativas de que 85% das pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C anualmente, desenvolverão a doença de forma crônica, os 15% restantes, conseguem eliminar o vírus espontaneamente – não se sabe como. De cada 100, 20 portadores desenvolverão cirrose hepática e destes, 5 desenvolverão hepatocarcinoma (câncer do fígado).

 

As formas mais comum de se pegar a hepatite C são através do uso comum de agulhas por meio de drogas injetáveis ou aspiradas (ATRAVÉS DOS CANUDOS),  piercing ou tatuagens com agulhas ou tintas infectadas - fazer uma tatuagem ou um piercing com instrumentos não esterilizados ou descartáveis – até mesmo a tinta pode estar contaminada.

 

A transmissão por via sexual é menor do que 3% e só acontece em relações sexuais que envolvam sangue (menstruação, feridas genitais, sexo bruto, sexo anal), portanto se você considera que sua vida sexual pode ser um risco – use camisinha! Além de se proteger de doenças mais comuns, você diminuirá suas chances de ter o vírus C.

 

Antes de 1990, médicos não podiam analisar o sangue para a hepatite C e algumas pessoas receberam sangue contaminado. Qualquer um que tenha recebido transfusões de sangue ou tiver sido submetido a um transplante antes de1992,devera ser testado para anti-corpos do HCV.

 

Hoje sabe-se que as pessoas que tem entre 40 e 70 anos de idade devem ser testadas pois tem grande chance de se terem infectado por meio das vacinas em massa (revolver), das injeções tomadas em farmácias, quando os instrumentos não eram descartáveis e transfusões d esangue por meio de cirurgias.

 

A prevenção é nossa maior arma!

© 2014 por Unidos Venceremos.  Criado por D.W. Soluções (11) 98993 7393

  • b-facebook
bottom of page