top of page

Mitos da Fadiga

Como a Fadiga Afeta os Portadores de Doenças de Fígado:

 

Por que os pacientes com doenças de fígado sofrem de cansaço e o que podem fazer sobre isto?     

 

Um dos mais comuns e debilitantes sintomas entre indivíduos com doenças de fígado é a fadiga. Ela é comum a todas as variedades de doenças de fígado: de cirroses biliares primárias a hepatite C crônica.

 

Em alguns pacientes, a fadiga começa vários anos depois que o diagnóstico da doença é feito. Em outros, tem sido a principal razão para buscar atendimento médico. Em tais indivíduos muitas visitas são feitas a uma variedade de médicos à procura de uma causa para a lassitude ou prostração extrema. Alguns pacientes buscam até avaliação psiquiátrica, porquê outro sintoma freqüente é a depressão.

 

A fadiga pode acontecer a qualquer hora do dia, mas de manhã é muito comum aproximadamente uma hora depois de despertar. Por volta de 9h da manhã alguns já podem sentir o esgotamento de todo um dia de trabalho. Outros descrevem fraqueza e uma falta de energia ao longo do dia inteiro. O pique habitual parece ter desaparecido. Até mesmo pequenas tarefas ficam mais difíceis e por volta das 4 da tarde. Essas pessoas simplesmente têm que se deitar e tirar um cochilo.

 

O tratamento de fadiga pode ser desafiador. Primeiro, uma procura por todas outras causas potenciais deve ser feita, já que em alguns casos ela éfacilmente tratada.

 

Doenças da tiróide e anemias coexistem comumente com doenças de fígado e podem piorar qualquer letargia existente. Deficiências nutricionais como também perturbações do equilíbrio de fluidos contribuem para o esgotamento.

 

Depressão primária por outras causas diferentes das doenças de fígado, levam à fadiga e podem precisar de controle farmacológico. Finalmente, todos os medicamentos que o paciente está tomando devem ser revistos, eliminando-se os desnecessários.

 

Se todas as condições acima forem corrigidas e fadiga persistir, há algumas medidas simples que podem ajudar. Uma dieta saudável, bem balanceada e de baixo teor de gorduras, parar de fumar, uso de álcool com moderação, e uma rotina diária de exercícios, são modificações essenciais no estilo de vida.

 

Qualquer peso em excesso deve ser eliminado através de dieta rigorosa. As demandas de um trabalho estressante ou as rotinas domésticas podem precisar serem modificadas, já que uma pessoa sobrecarregada ou com estafa, até mesmo sem doenças de fígado, pode sofrer de fadiga. Se possível, uns 30 a 45 minutos de cochilo por dia pode ajudar a rejuvenescer o paciente, um     hábito que pode precisar ser incorporado à rotina diária.

 

Finalmente, a pessoa tem que se lembrar que o tratamento para fadiga não pode ser comprado em farmácia como muitos medicamentos, podendo nesse caso, afetar o fígado adversamente (como também a carteira). Deve-se sempre consultar um hepatologista antes de tentar qualquer novo produto da moda que promete curar fadiga.

© 2014 por Unidos Venceremos.  Criado por D.W. Soluções (11) 98993 7393

  • b-facebook
bottom of page