
UnidosVenceremos
Grupo de Apoio ao Portador de Hepatíte C

O que fazer quando descobrimos a doença?
Em primeiro lugar, fique calmo! Descobrir que temos uma doença que pode nos causar tantos danos, pode ser traumatizante. Mas a hepatite C não é uma sentença de morte!
Ainda bem que você descobriu que é portador e que tem a opção de ser tratado. Saiba que só no Brasil, d eacordo com as estatísticas, existem mais de 3 milhões de portadores de Hepatite C, sendo que a maior parte não sabe disso!
Tem tratamento, tem cura!!
Leia estes fatos:
- De cada 100 pessoas que são contaminadas, 15 eliminam o vírus espontaneamente e 85 desenvolvem a doença de forma crônica.
- Um em cada cinco, sofrerá conseqüências mais graves, como cirrose hepática ( 25%) e 5%, infelizmente desenvolverá câncer do fígado.
- A maior parte dos portadores de Hepatite C é assintomática, quer dizer, não tem sintomas e normalmente descobre que tem a doença seja doando sangue, ou num exame clínico mais profundo.
- Você pode viver com a doença por 20 a 30 anos, sem sentir nada e de repente ela se desenvolve. Se você já sabe que tem o vírus, já pode começar a ser tratado e já estará tentando eliminar o vírus de seu organismo, através de terapias que vou explicar mais adiante.
- O primeiro passo que você tem a fazer é procurar um médico especialista em fígado, o hepatologista, infectologista ou um bom gastroenterologista, de preferência que tenha tido experiências com a hepatite C. (nem todos os médicos sabem tratar a hepatite C!).
- Quando você receber seu teste ANTI HCV e êste for POSITIVO, você então, deverá fazer o primeiro exame, que se chama PCR RNA -HCV – que é para saber a quantidade de vírus presente em seu sangue. Este é um exame caríssimo (em torno dos R$350,00) e que hoje é custeado SUS. Também serão pedidos exames de funções hepáticas (TGO,TGP, GGT e Fosfatase alcalina).
- De acordo com os resultados, será pedida uma Biópsia do fígado para saber a extensão do dano causado pelo vírus em seu fígado.
- Agora é discutir com seu médico o melhor tratamento para o seu caso. Hoje temos diversas opções mas, basicamente, o tratamento se compõe de Interferon e Ribavirina - que eu vou explicar mais adiante.
É ideal você se cadastrar em algum grupo de apoio para poder receber as últimas informações sobre novos tratamentos, para poder compartir seus medos com pessoas que sofrem da mesma doença que você, portanto podem te entender.
Nos Grupos de Apoio, discutimos maneiras de conviver melhor com o vírus, os cuidados que você deve ter, as dietas que podem ajudar o fígado, tiramos dúvidas, falamos sobre tratamentos alternativos, enfim tudo para te ajudar e para que você sinta que todos temos as mesmas preocupações e que você não precisa enfrentar isso sozinho.
Sua família também vai precisar de apoio, portanto eles também podem participar destes grupos.
Um conselho que deve ser seguido à risca: PÁRE DE CONSUMIR QUALQUER QUANTIDADE DE ÁLCOOL!!! Nem socialmente, nem o chopinho dos finais de semana!! Este é o pior veneno para nós que temos hepatite crônica! - Você não vai precisar parar de trabalhar, de continuar com sua vida social, pelo contrário, deve continuar sua vida normal.